O que os clubes brasileiros armaram para que a CBF parasse de mandar no Brasil?

Uma reunião prevista entre os 40 clubes das Séries A e B na sede da CBF, que tinha como objetivo discutir a criação de uma liga para substituir a própria Confederação e organizar o Campeonato Brasileiro, foi cancelada em 2022. O motivo foi a divergência de ideias entre dois grupos de clubes, resultando no agendamento de outra reunião por parte do bloco que não concorda com os termos assinados anteriormente.

Na época estavam de um lado, estão os nove clubes que assinaram a criação da Libra (Liga do Futebol Brasileiro), um embrião do que pode se tornar a liga, sendo seis da Série A e três da Série B. Do outro lado, estão 23 clubes, sendo 11 da Série A e 12 da Série B. Ambos os grupos tentam atrair os oito clubes que ainda não se uniram a nenhum dos blocos.

Tentativa de nova liga no futebol brasileiro

O grupo dos 23 realizou uma reunião presencial no Rio de Janeiro para elaborar uma contraproposta para a divisão de receitas proposta inicialmente pelos clubes que formaram a Libra. Eles discordam do modelo 40-30-30 sugerido e preferem uma divisão de 50-25-25. Outros pontos de divergência incluem o total de receitas destinadas aos clubes da Série B e a criação de um fundo de reserva para clubes rebaixados.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Enquanto isso, executivos envolvidos com a Libra tiveram outra reunião, em São Paulo, para aperfeiçoar o modelo de divisão de dinheiro e oferecer uma alternativa mais atrativa para os clubes que ainda não aderiram. A expectativa era a de que a escolha dos indecisos tenha um peso significativo no poder de barganha de ambos os lados.